Passagens como esta acima são encontradas frequentemente por quem inicia seus estudos sobre Yoga, mas também é comum encontrar algumas referências que trabalham muito mais com a parte física, e acabam até confundindo, geralmente os Asanas (terceiro passo), por Yoga, como uma "Sequência de Yoga", que na verdade ou se refere ao um Sadhana ou a simples sequências de Asanas. Eu acredito que o Yoga deve ser experienciado da maneira que o praticante desejar, com ênfase em suas próprias explorações, assim como eu venho fazendo. Por isso, de maneira nenhuma, o curso que está sendo desenvolvido tem como pretensão condensar o conteúdo dos estudos e práticas de Yoga, na verdade, ele pode ser visto como um roteiro das explorações dos autores no campo conhecido como Yoga.
Para esclarecer ainda mais o conteúdo do curso, esse roteiro está sendo elaborado. Primeiramente serão feitos alguns estudos sobre os Sutras (os textos "sagrados") e seus comentários e interpretações modernas, e também como forma de contextualização, vou acrescentar informações sobre a história antes, durante e depois das religiões e culturas que con-viveram com Yoga. Lembrando que o método dos Oito Passos (Ashtanga) está sendo utilizado por conveniência, pois não será o único modelo estudado, mas será o modelo de estruturação do conteúdo do curso.
Em um segundo momento, paralelamente à prática dos estudos, vou continuar a documentação do curso com conteúdos mais voltados as práticas diárias, depois continuar a documentação e o curso em si, como uma forma de transmitir, os conhecimentos adquiridos e integrar ainda mais os estudos e práticas diariamente.
O roteiro então se divide em três partes: - Estudos iniciais de contextualização - Práticas - Documentação
Enquanto eu não escrevo os textos iniciais dos meus estudos, qualquer um pode conferir o conteúdo primário do curso, em seu primeiro formato aqui no P2PU. As práticas presenciais serão articuladas pelo grupo no Facebook, enquanto a documentação dos estudos será co-criada pelos participantes na medida de sua interação, através dessas duas plataformas.
Muitas das referências estão em inglês, mas boa parte do trabalho vai ser traduzir as informações para português.
A idéia principal dessa plataforma é que os usuários também trabalhem como colaboradores no seu próprio curso, co-criando a metodologia de acordo com cada necessidade. Talvez a primeira pergunta a se responder é o porque do estudo e/ou prática do Yoga na sua vida. Isso definirá os parâmetros iniciais para o decorrer do curso.
Se você está fazendo pelo exercício físico, você pode partir para a parte dos Asanas, que são as posturas e alongamentos.
Se vocẽ tem como objetivo, conhecer uma cultura e uma forma de vida diferente, você pode começar pelos primeiros passos, entendendo as disciplinas morais e observações pessoais.
Se você gosta de meditação, independente de já ter alguma experiência, você pode começar estudando sobre Samadhi e a relação dos outros 7 passos com este, que é o último, talvez através da leitura dos Sutras.
Se você gosta dos contos e histórias, das conversas e discursos de líderes espirituais, ou se você aprecia as culturas que envolvem o Yoga, você pode começar com alguns vídeos e audio de pessoas como Ram Dass, Alan Watts, Krishnamurti, Mooji, Osho, Bashar, Teal Scott, and others.