"Não sendo religião e nem mesmo uma ginástica, a transmissão do Yoga exige uma série de procedimentos sob pena da prática ser corrompida e não atingir seus objetivos. O instrutor precisa zelar para que estes princípios sejam transmitidos e compreendidos pelos praticantes que estão iniciando. Desta forma, serão evitados mal entendidos e serão naturalmente afastados os que vêem no Yoga apenas uma prática física para curar seus males. Yoga cura mas não é um sistema criado apenas para a saúde do corpo. O corpo saudável é pré requisito para a prática. A cura não é resultado e sim condição para a prática. O Yoga praticado dentro dos seus princípios ou fundamentos é seguro e servirá ao seu propósito de conduzir o praticante no caminho da sabedoria."

Passagens como esta acima são encontradas frequentemente por quem inicia seus estudos sobre Yoga, mas também é comum encontrar algumas referências que trabalham muito mais com a parte física, e acabam até confundindo, geralmente os Asanas (terceiro passo), por Yoga, como uma "Sequência de Yoga", que na verdade ou se refere ao um Sadhana ou a simples sequências de Asanas. Eu acredito que o Yoga deve ser experienciado da maneira que o praticante desejar, com ênfase em suas próprias explorações, assim como eu venho fazendo. Por isso, de maneira nenhuma, o curso que está sendo desenvolvido tem como pretensão condensar o conteúdo dos estudos e práticas de Yoga, na verdade, ele pode ser visto como um roteiro das explorações dos autores no campo conhecido como Yoga.

Para esclarecer ainda mais o conteúdo do curso, esse roteiro está sendo elaborado. Primeiramente serão feitos alguns estudos sobre os Sutras (os textos "sagrados") e seus comentários e interpretações modernas, e também como forma de contextualização, vou acrescentar informações sobre a história antes, durante e depois das religiões e culturas que con-viveram com Yoga. Lembrando que o método dos Oito Passos (Ashtanga) está sendo utilizado por conveniência, pois não será o único modelo estudado, mas será o modelo de estruturação do conteúdo do curso.

Em um segundo momento, paralelamente à prática dos estudos, vou continuar a documentação do curso com conteúdos mais voltados as práticas diárias, depois continuar a documentação e o curso em si, como uma forma de transmitir, os conhecimentos adquiridos e integrar ainda mais os estudos e práticas diariamente.

O roteiro então se divide em três partes: - Estudos iniciais de contextualização - Práticas - Documentação

Enquanto eu não escrevo os textos iniciais dos meus estudos, qualquer um pode conferir o conteúdo primário do curso, em seu primeiro formato aqui no P2PU. As práticas presenciais serão articuladas pelo grupo no Facebook, enquanto a documentação dos estudos será co-criada pelos participantes na medida de sua interação, através dessas duas plataformas.


Os oito passos do Yoga

Muitas das referências estão em inglês, mas boa parte do trabalho vai ser traduzir as informações para português.

A idéia principal dessa plataforma é que os usuários também trabalhem como colaboradores no seu próprio curso, co-criando a metodologia de acordo com cada necessidade. Talvez a primeira pergunta a se responder é o porque do estudo e/ou prática do Yoga na sua vida. Isso definirá os parâmetros iniciais para o decorrer do curso.

Se você está fazendo pelo exercício físico, você pode partir para a parte dos Asanas, que são as posturas e alongamentos.

Se vocẽ tem como objetivo, conhecer uma cultura e uma forma de vida diferente, você pode começar pelos primeiros passos, entendendo as disciplinas morais e observações pessoais.

Se você gosta de meditação, independente de já ter alguma experiência, você pode começar estudando sobre Samadhi e a relação dos outros 7 passos com este, que é o último, talvez através da leitura dos Sutras.

Se você gosta dos contos e histórias, das conversas e discursos de líderes espirituais, ou se você aprecia as culturas que envolvem o Yoga, você pode começar com alguns vídeos e audio de pessoas como Ram Dass, Alan Watts, Krishnamurti, Mooji, Osho, Bashar, Teal Scott, and others.