Lição 4 - Quem é Jesus?
Lição 4 - Quem é Jesus?
Verso para Memorizar:
"Enquanto ele ainda estava falando, uma nuvem resplandecente os envolveu, e dela saiu uma voz, que dizia: "Este é o meu Filho amado em quem me agrado. Ouçam-no!" - Mateus 17:5
Mensagem da semana
" E, chegando Jesus às partes de Cesaréia de Filipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do homem?
E eles disseram: Uns, João o Batista; outros, Elias; e outros, Jeremias, ou um dos profetas.
Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou?E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. " - Mateus 16:13-16
Introdução IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII
Quem é Jesus? Essa é uma das perguntas mais importantes da história. Muitas pessoas têm, na maioria das vezes, o conceito errôneos sobre o homem mais importante que já viveu na face da terra ,alguns dizem que foi uma figura mitológica. Outros pensam que Jesus era apenas um profeta. e você? O que sabe a respeito de Jesus e? Você realmente o conhece? Dê mais um passo de fé estudando sobre a pessoa de Jesus.
I. A Identidade de Jesus IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII
1. Conhecendo corretamente a pessoa de Jesus.
Da mesma forma, em relação à fé, é preciso que possamos identificar corretamente a pessoa de Jesus Cristo. Ele é a personalidade mais comentada da história. Desde que o seu nascimento. Morte e ressurreição, discussões atravessam séculos, se acumulam e são transformadas, em opiniões que variam entre considerar Jesus como um grande líder, um falsário ou, o mais importante, a reconhecer o homem como o filho de Deus e Salvador da humanidade. De acordo com a bíblia, saber quem realmente é Jesus e aceitar não apenas a sua identidade, mas também o sacrifício feito na cruz, faz a diferença entre passar a eternidade com Deus ou longe dele. De como a bíblia foi escrita por pessoas inspiradas por Deus que testemunharam os acontecimentos em torno da vida de Jesus, registraram suas palavras e aceitaram a identidade de Jesus como filho de Deus e Salvador, entendemos que seus relatos são os únicos confiáveis, e que quando a bíblia fala, Deus também está falando.
II. Quem voces dizem que Eu sou? IIIIIIIIIIIIIII
1. Foi um profeta?
O profeta não é apenas uma pessoa que prediz o futuro. Um profeta é um representante de Deus, que falava vontade divina os homens. Neste aspecto, Jesus falou a todos os seus ouvintes sobre quem é Deus e qual era a sua vontade, e de que forma os homens poderiam ter um relacionamento correto com Deus, sem a barreira do pecado.
A pessoas que crêem que Jesus foi um grande profeta, pois partem do princípio que ele falou coisas novas sobre Deus, e em seus dizeres eles achavam se verdadeiras profecias. Moisés, o grande libertador e legislador de Israel, foi usado por Deus para dizer: "O SENHOR teu Deus te levantará um profeta do meio de ti, de teus irmãos, como eu; a ele ouvireis;" - (Deuteronômio 18:15). Ele se referia aqui a pessoa do senhor Jesus Cristo que foi identificado posteriormente como esse profeta em atos 3.23,2 4.
2. Jesus foi um grande líder?
3. Jesus foi um mentiroso?
4. Jesus é Deus.
A bíblia declara que Jesus é o filho de Deus. Devemos crer na bíblia por que ela foi inspirada pelo próprio Deus, que é o único que tem o poder para relatar as coisas de acordo com a verdade.
Em toda a história, nenhum líder religioso afirmou ser Deus, exceto jesus. Quem se imagina que Jesus nunca afirmou ser Deus está enganado. Ele deixou claro que existia antes de Abrahão (João 8.58), e que era igual à Deus, o Pai (João 5. 17,18).Ele disse que podia perdoar pecados (Mc2.5-7), o que apenas Deus poderia fazer (Is43.25). Certa vez questionado por Felipe, um de seus discípulos, disse: "Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?" - (Jo 14:9). Até mesmo com os inimigos de Jesus acusaram por esta afirmação:"Os judeus responderam, dizendo-lhe: Não te apedrejamos por alguma obra boa, mas pela blasfêmia; porque, sendo tu homem, te fazes Deus a ti mesmo." - (João 10:33). Como Deus encarnado, teve poder sobre os elementos da natureza e sobre os espíritos malignos, Jesues aceitou adoração devida somente a Deus, e até mesmo o próprio Tomé, que duvidou da ressurreição do Senhor, o adorou dizendo: Meu Senhor e Meu Deus!(Jo 20.28). O próprio Deus, no batismo de Jesus, confirmou que Jesus era o seu Filho, reconhecendo o seu ministério e a sua autoridade:"Este é o meu amado Filho, em quem me comprazo; escutai-o".
III. Jesus, Sumo Sacerdote IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII
Jesus não foi apenas de um homem importante profeta da o sacerdote. Ele é deus! Um em Jesus estão reunidos todos os atributos divinos e suficientes Salvador para o humanidade. Sua história e suas obras não se limitam ao período em que seu nascimento e sua morte morte. O filho de deus esteve presente eternamente atuando na história da salvação. ele veio ao mundo e sua glória foi vista pelas pessoas de sua geração. Jesus morreu e ressuscitou por você. Um Dia e ele voltará para buscar aqueles que lhe pertencem .
Material de Apoio
Perguntas
1. Jesus é um profeta?
2. Por que Jesus é nosso Sumo Sacerdote?
3. Quem deu Testemunho com relação a identidade de Jesus no seu batismo?
Plano de leitura mensal
Referências
- A supremacia de Cristo em um mundo Pós-Moderno, Jhon Piper e Jason Taylor, CPAD
- Cristianismo Puro e simples, C.S Lewis, Editora Martins Fontes
- Em defesa da Fé Cristã, David Hunt, CPAD